SAERGS NA GREVE DOS MUNICIPÁRIOS

06 outubro 2017

A Greve dos Municipários de Porto Alegre iniciou em uma manhã quente (05/10), com forte adesão e espírito de luta da categoria. A concentração iniciou às 7:00hs em frente do HPS, na avenida Oswaldo Aranha. Foi se formando, aos poucos, uma pequena multidão de mais de 4 mil municipários de todas as esferas da Prefeitura. Além dos municipários, participaram também trabalhadores da Carris e de empresas prestadoras do serviços de limpeza urbana, que levaram seu apoio aos grevistas.

O SAERGS reafirma que a greve tornou-se inevitável, pois todas as tentativas de diálogo com o Prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) foram infrutíferas.

As principais reivindicações são o fim do parcelamento de salários, desobedecendo a decisões judiciais dadas por liminares conquistadas pelo SIMPA e SAERGS, e a retirada imediata dos PLs que atacam o plano de carreira e salário dos funcionários da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, promovendo redução, em alguns casos, de até 50% de seu valor.

Às 9:00hs, iniciou uma caminhada do HPS até o Paço Municipal, com diversas manifestações de apoio da população, seja nos prédios, nos ônibus ou expressa pelos buzinaços dos carros, ônibus e até trem do Trensurb.

Ao meio dia ocorreram duas atividades:  um ato no Paço Municipal, com a chegada da caminhada, recebida por mais de 500 trabalhadores da Prefeitura que já estavam no local; e uma reunião da Comissão Especial da Câmara Municipal de Porto Alegre no auditório da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre (Aiamu).

À tarde houve nova caminhada até a Câmara de Vereadores, e depois, os manifestantes lotaram as galerias da casa legislativa, demonstrando aos vereadores sua contrariedade com os PLs que atacam os direitos dos municipários.

Nesta sexta, 06/10, segue a programação da greve, às 7:00hs, com concentração de municipários e abraço à sede do DMAE Princesa Isabel e, depois, outra caminhada até o HPS.

SAERGS segue sempre ao lado dos arquitetos e urbanistas da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

© SAERGS · Por Aldeia