Arquitetura para gastronomia é tema de painel no Saergs Na Estrada em Novo Hamburgo

24 outubro 2018

Arquitetura para gastronomia é tema de painel no Saergs Na Estrada em Novo Hamburgo

Experimentar a gastronomia pode ir além do que somente saborear pratos. A arquitetura dos lugares que se frequenta faz parte do “conjunto da obra”, literalmente, assim como todos os elementos que ajudam a compor um interior. É dentro dessa perspectiva que as arquitetas e urbanistas Aline Pires e Natália Prates estarão em Novo Hamburgo, no dia 6/11, para apresentar o conceito do 3P Studio, premiado escritório catarinense que desenvolve projetos para restaurantes e ambientes gastronômicos variados. O painel é uma realização do Sindicato dos Arquitetos no Estado do RS (Saergs) e integra a programação do projeto Na Estrada, circuito de eventos que visa promover a atuação profissional no interior do RS. As inscrições são gratuitas para o evento, que ocorre na FTEC Faculdades (Rua Silveira Martins, 780) a partir das 18h, e podem ser feitas pelo link do Sympla.

Formadas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), as arquitetas e urbanistas Aline e Natália se uniram à técnica em edificações e fotógrafa Julia Prado e, em 2015, criaram a revista digital Deleite-se, com foco em gastronomia conciliada à arquitetura. A publicação ganhou visibilidade entre os espaços gastronômicos e, assim, o escritório 3P Studio nasceu, há dois anos e meio, para atendê-los. “Desde que nos formamos, nunca ficamos paradas”, destaca Aline sobre a importância da atualização profissional na busca de objetivos.

Até então, o escritório alcançou importantes premiações, como o concurso Archaton, da CasaCor, em que conquistou o posto de terceiro melhor ambiente da feira, e o Concurso Top 100 Kasa, que seleciona os melhores escritórios de Arquitetura de Santa Catarina. O sucesso, segundo Aline, é resultado da transdisciplinariedade do trabalho e da constante atualização das três sócias. “Eu tenho experiências em engenharia, a Natália tem em Arquitetura de Interiores e Julia é fotógrafa. Quanto mais pessoas trabalhando num projeto, mas produtivo ele vai ser”, afirma. Agora, segundo a arquiteta e urbanista, o 3P Studio está abrindo seu leque e também atende projetos residenciais e corporativos.

Para a presidente do Saergs, Maria Teresa Peres de Souza, receber jovens profissionais que representam escritórios no início da carreira, como Aline e Natália, é importante para debater o futuro da atuação dos arquitetos e urbanistas. “Daqui a pouco tempo, serão elas que estarão na linha de frente da categoria. Tê-las conosco durante o Na Estrada é uma oportunidade para falarmos sobre esse futuro próximo”, destacou.

Além do painel da 3P Studio, o evento, patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), ainda conta com as oficinas do advogado Filipe Santa Maria, que abordará questões jurídicas para escritórios de Arquitetura e Urbanismo, a advogada Adriana Ilha, para falar sobre direito autoral e a arquiteta e urbanista Karla Moroso, para apresentar a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) como área de atuação profissional.

 

© SAERGS · Por Aldeia