Arquitetura e gastronomia inspiram profissionais do 3P Studio

07 novembro 2018

Em comum, Aline Pires e Natália Prates, do escritório 3P Studio, têm duas paixões: Arquitetura e a gastronomia. A intersecção dos dois segmentos é o fio condutor da carreira das arquitetas e urbanistas de Santa Catarina, que desembarcaram na cidade de Novo Hamburgo para contar suas histórias no projeto Saergs Na Estrada, promovido pelo Sindicato de Arquitetos do Rio Grande do Sul (Saergs).

Em 2015, as arquitetas e urbanistas se formaram na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ingressaram no mercado de trabalho em áreas distintas. Entretanto, costumavam frequentar estabelecimentos gastronômicos de Florianópolis onde, além de analisarem os pratos que formavam o cardápio, exploravam o ambiente com um olhar arquitetônico. “A gente se perguntava quem era o dono, de quem era o projeto desenvolvido, como ele havia sido feito”, recorda Natália Prates.

A experiência gastronômica resultou na criação da revista digital Deleite-se, publicação que reúne a história de restaurantes e pessoas, interligadas com a análise dos ambientes. A primeira publicação da Deleite-se foi veiculada em junho de 2015, a partir disso, as matérias começaram a chamar a atenção dos estabelecimentos da região. “Passamos a ser convidadas para ir aos locais, nos aproximamos dos proprietários”, ressalta Aline. Em dezembro de 2015, surgiu o primeiro convite para ingressar no mundo da Arquitetura na área de gastronomia. Em 2016, o 3P Studio nasceu oficialmente.

O ano de 2017 foi um divisor de águas para as arquitetas que, além de lançarem a versão impressa da revista Deleite-se, venceram o concurso Archathon Sul Brasil com o projeto Cozinha Dois Mundos, exposto na CasaCor SC e que conquistou o terceiro lugar no voto júri popular do concurso. Com 19 m², a cozinha era uma homenagem à Anita Garibaldi e sua história de amor com Giuseppe Garibaldi. Para as arquitetas, o casal representa o encontro de dois mundos. Na Arquitetura, o conceito de mundos opostos é apresentado nos elementos que compõem o ambiente, o mundo da força representado por elementos crus como cimento, madeira e aço, e o mundo da arte, com o uso do grafite e do verde das hortas. “Com o prêmio, passamos a ser vistas como arquitetas e não mais como as meninas que escreviam a revista”, afirma Aline.

Além dos ambientes gastronômicos, o portfólio da empresa contém outros projetos no segmento comercial, como a Galeria Bruna K. Mais do que um salão de beleza, no local as clientes são vistas como obras de arte, e os profissionais, os artistas. As arquitetas e urbanistas tiveram o desafio de integrar o conceito criado pela proprietária do salão. A fachada possui uma moldura que destaca uma tela em branco e manequins despidas e expressões que remetem a uma obra de arte. Embarcar no sonho do cliente é a marca registrada do escritório, que sempre a cada novo projeto questiona: “o que te inspira?” Com o projeto, o escritório foi indicado mais uma vez ao prêmio Kaza 2018, na categoria que destaca os melhores empreendimentos comerciais da cidade de Florianópolis. Além de Aline Pires e Natália Prates, a técnica em edificações e fotógrafa Julia Prado compõe a equipe do escritório.

O Na Estrada de Novo Hamburgo tem patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e apoio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos (Aearv), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA RS), Associação de Arquitetos de Interiores do Brasil/RS (AAI Brasil/RS),Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) e Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA).

Foto: Carolina Jardine

© SAERGS · Por Aldeia