SAERGS fecha negociação salarial para arquitetos e urbanistas da Trensurb

09 julho 2019

SAERGS fecha negociação salarial para arquitetos e urbanistas da Trensurb

Os arquitetos e urbanistas pertencentes à empresa Trensurb, de Porto Alegre, tiveram concluída a negociação salarial com a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Com forte atuação do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), a categoria assinou o ACT e conseguiu, para os próximos dois anos, a manutenção do pagamento do salário mínimo profissional, aumento de 50% do INPC (2,53%) retroativo a maio de 2019, e 50% do INPC relativo a maio de 2020.

O Saergs participou de todas as reuniões de negociações e audiências no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) através do diretor de Assuntos Trabalhistas Hermes Puricelli. O acordo foi considerado satisfatório pela grande maioria dos empregados da Trensurb, dadas as dificuldades financeiras da empresa.

De acordo com a presidente do SAERGS, Maria Teresa Peres de Souza, o ACT foi uma conquista, principalmente frente ao atual cenário econômico brasileiro. “Num momento em que se questiona, na Câmara dos Deputados, até a legitimidade do salário mínimo profissional de arquitetos e urbanistas, consideramos que as condições acordadas são satisfatórias e que valorizam o trabalho dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo”, destaca.

Confira a minuta do acordo: MINUTA(FINAL) ACT 2019 2021 SAERGS

Fotos: Inácio Do Canto/Secom TRT

09.07_ACT1_Secom TRT

© SAERGS · Por Aldeia