Impacto de grandes projetos no planejamento urbano de Porto Alegre em debate

17 julho 2019

Impacto de grandes projetos no planejamento urbano de Porto Alegre em debate

O impacto de novos grandes empreendimentos no contexto arquitetônico e urbanístico de Porto Alegre será tema de debate entre lideranças e entidades do setor e arquitetos e urbanistas durante o seminário Olhares Sobre a Cidade, no próximo dia 7 de agosto, em Porto Alegre (RS). O evento, que chega na terceira edição, será realizado no Memorial Luiz Carlos Prestes (Rua Edvaldo Pereira Paiva, 1527), a partir das 8h30min. O evento é uma promoção do Sindicato dos Arquitetos no Estado do RS (Saergs) com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS).

Entre os assuntos em pauta, também terão destaque a participação popular nas políticas públicas habitacionais, os novos usos do espaço urbano e as questões referentes à política de habitação de interesse social. Segundo a presidente do Saergs, Maria Teresa Peres de Souza, o encontro visa fortalecer o debate sobre as políticas de planejamento e como elas precisam estar conectadas com os interesses gerais da população. Para isso, destaca Maria Teresa, é preciso abrir espaço para a interação e à diversidade de visões, buscando a sustentabilidade social e ambiental, a inclusão social, a acessibilidade e a habitabilidade nas cidades. “É imprescindível que a relação entre a população e a classe profissional da Arquitetura e Urbanismo se fortaleça, e eventos como esse facilitam o processo. Assim, podemos avançar nas questões que atingem as camadas mais frágeis da nossa sociedade, tomando conhecimento das suas demandas com exatidão”, afirma.

O seminário Olhares Sobre a Cidade tem inscrições gratuitas e vagas limitadas. Para participar, basta entrar em contato no e-mail secretaria@saergs.org.br.

Apoiam o evento a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (Abea/RS), o Instituto dos Arquitetos do RS (IAB/RS), a Associação de Arquitetos de Interiores (AAI/RS) e o Memorial Luiz Carlos Prestes.

Confira a programação completa:

Manhã:
09h às 09h30min – Credenciamento
09h30min às 9h45min – Abertura
09h45min às 11h15min – Mesa 1 – Grandes empreendimentos e os impactos ambientais, sociais e urbanos, CMDUA e participação social
Palestrante: Rafael Passos
Debatedor: Hermes Puricelli
11h15min às 12h – Debate
12h às 13h – Intervalo – Almoço livre

Tarde:
13h às 14h30min – Mesa 2 – Uso do espaço urbano público
Palestrante: Adão Clóvis Martins dos Santos
Debatedor: Bruno Mello
14h30min às 15h15min – Debate
15h15 min às 15h30min – Intervalo – café
15h30min às 16h45min – Mesa 3 – Habitação de Interesse Social – O papel da recuperação e preservação dos prédios desocupados para revitalização dos centros urbanos
Palestrante: João Sette Whitaker Ferreira
Debatodora: Karla Moroso
16h45min às 17h30 min – Debate
17h30min às 18h15min – Conclusões e encaminhamentos finais
18h15min – Encerramento

© SAERGS · Por Aldeia