Cidades para todos

02 agosto 2019

Cidades para todos

Em época de disputa de espaços e polarização de ideias, a cidade deve ser agente de integração para todos, e não para alguns. A opinião é do sociólogo Adão Clóvis Martins dos Santos, que participará do Seminário Olhares Sobre a Cidade no dia 7 de agosto, às 8h30min, no Memorial Luiz Carlos Prestes em Porto Alegre. O evento é promovido pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado do RS (Saergs) com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email secretaria@saergs.org.br.

Para Santos, que é ex-coordenador do Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB) de Porto Alegre, os espaços públicos são meios de disputas, também políticas, entre diversos atores da sociedade. Nesse contexto, projetos como o de cercamento do Parque Farroupilha, cita ele, são vistos como forma de segregar e transformar espaços públicos em privados. Como consequências aparentes desse tipo de privatização moderna, estão a especulação imobiliária e o enobrecimento de determinadas áreas urbanas.

De acordo com o sociólogo, é necessário debater sobre o uso dos espaços de maneira aberta e democrática. “Não com projetos de gabinete fechado, mas de forma coletiva”, afirma. O sociólogo cita exemplos como o 4º Distrito e a Vila Flores, que são lugares em que os arquitetos e urbanistas construíram, em conjunto com os moradores, ambientes apropriados e renovados. “Temos que lembrar que Porto Alegre tem suas especificidades. Não podemos imitar Montevidéu, Buenos Aires”, lembra.

São essas peculiaridades da Capital que fazem a discussão sobre o tema ser tão importante, afirma a presidente do Saergs, Maria Teresa Peres de Souza. “Num momento em que lidamos com o desmanche das políticas públicas e a criminalização de movimentos sociais por moradia, é essencial levantar a questão da privatização a qualquer custo. Que cidades estamos projetando para o futuro?”, questiona Maria Teresa.

O seminário Olhares Sobre a Cidade, que está em sua terceira edição anual, conta com apoio da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBea/RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS), Associação de Arquitetura de Interiores do Brasil/RS (AAI Brasil/RS) e Memorial Luiz Carlos Prestes.

© SAERGS · Por Aldeia