Bioconstrução passa por horizontalizar a Arquitetura

09 setembro 2019

Bioconstrução passa por horizontalizar a Arquitetura

Tornar a Arquitetura mais horizontal e plural e menos vertical e exclusiva. É essa a tônica da apresentação que o arquiteto e urbanista Otávio Urquiza irá ministrar no primeiro Encontro Nacional de Bioconstrução, Permacultura e Bioarquitetura, que ocorre nos dias 13 e 14, em Porto Alegre. O evento, realizado pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado do RS (Saergs), inicia às 9h no Memorial Luiz Carlos Prestes. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo email secretaria@saergs.org.br.

Urquiza abordará as possibilidades e dificuldades da bioconstrução numa perspectiva ampla, problematizando os paradigmas biológicos e humanos da sociedade. “Quando se acumula água da chuva num tonel, trata-se de um ato cívico. Reconstruir caminhos naturais para a água é um ato biológico”, explica. Para o arquiteto e urbanista, é necessário mudar o nosso ângulo da visão pois, do contrário, “vamos continuar olhando a vida da mesma forma”, pontua.

O encontro conta com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS) e apoio da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBea/RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil – Núcleo RS (IAB-RS), Associação de Arquitetura de Interiores do Brasil/RS (AAI Brasil/RS) e Memorial Luiz Carlos Prestes.

Confira a programação completa:

13/9, no Memorial Luiz Carlos Prestes
09h às 09h30min – Credenciamento
09h30min às 9h45min – Abertura
9h45min às 11h15min –Mesa 1 – Bioconstrução: possibilidades e dificuldades
Palestrante: Otávio Urquiza
Debator: Miguel Aloysio Sattler
11h15min às 12h – Debate
12h às 13h Almoço livre

13h às 14h30min – Mesa 2 – Soluções da Bioarquitetura
Palestrante: Valdo Felinto
Debatora: Juliana Cruz
14h30min às 15h15min – Debate
15h15min às 16h30min – Mesa 3 – Soluções práticas em Permacultura e tecnologias apropriadas à crescente necessidade de práticas sustentáveis e de baixo impacto ambiental
Palestrante: João Rockett – Instituto de Permacultura da Pampa (IPEP)
Debatora: Vika Martins
16h30min às 17h – Debate
17h às 17h30min – Conclusões e encaminhamentos finais
17h30min às 18h – Coffe Break

18h – Palestra com Lama Padma Santem

14/9, na sede do Saergs
15h às 19h – Oficina prática a cargo dos Amigos da Terra: Projeto e construção de composteira orgânica com tijolos reaproveitados

© SAERGS · Por Aldeia