Projetos do Morar Sustentável serão apresentados aos moradores da Ocupação 20 de Novembro

31 outubro 2019

Neste domingo (3/11), os projetos desenvolvidos pelo Morar Sustentável, iniciativa do Sindicato dos Arquitetos no Estado do RS (Saergs) que propõe benfeitorias que garantem uso consciente dos recursos naturais, serão apresentados aos moradores da Ocupação 20 de Novembro, em Porto Alegre (RS). Em desenvolvimento desde junho de 2018, o Morar tem o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS). A apresentação deve contar com a presença de representantes do Saergs, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), do Escritório AH! Arquitetura Humana e do arquiteto e urbanista Evandro Medeiros, responsável pelos projetos complementares relativos à sustentabilidade.

O trabalho desenvolvido pelo Saergs integra projeto elétrico com base em placas fotovoltaicas, luminotécnico, cisterna de água, piso elevado e a impermeabilização do terraço. As demandas foram projetadas a partir do diagnóstico realizado pelo professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e arquiteto e urbanista Márcio D´Ávila. “Para dar andamento à proposta, fizemos um estudo de viabilidade para usar a cisterna, por exemplo, que irá captar a água da chuva para ser utilizada pelos moradores antes de ser levada à rede pública. O mesmo foi feito com os demais elementos do projeto”, pondera Medeiros.

Para o arquiteto e urbanista, a participação dos moradores da 20 de Novembro é a chave para que as ações deem certo. “Eu me preocupo em como eles vão compreender, como vão interagir com os elementos. Não é só questão de acabamento, é consistência”, afirma Medeiros, destacando que a humanização da informação é necessária para que os moradores se beneficiem integralmente do que foi projetado. “No meu projeto, o cliente é coautor do meu trabalho”.

Segundo a presidente do Saergs, Maria Teresa Peres de Souza, o projeto aposta na integração dos moradores com o espaço e na melhora da qualidade de vida das pessoas.

Foto: Carolina Jardine

© SAERGS · Por Aldeia