Locais

Conheça os vencedores do Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano Saergs 2020

O Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs) divulgou, nesta segunda-feira (23/11), os resultados do Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano 2020. Na categoria Setor Público, a arquiteta e urbanista Maria Tereza Fortini Albano foi a vencedora; no Setor Privado, foi escolhido o profissional Nino Roberto Schleder Machado. Na categoria Jovem Arquiteto e Urbanista, a equipe do projeto de reurbanização do Centro de Conde (PB), formada por Camila Bellaver Alberti, Jean Michel Fortes dos Santos, Mariana Mocellin Mincarone e Douglas Silveira Martini. Para atuação em Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), a arquiteta e urbanista Terezinha de Oliveira Buchebuan. A Homenagem Póstuma de 2020 será feita ao arquiteto e urbanista Militão de Morais Ricardo, falecido em setembro de 2020.

A votação se deu por meio de site e formulário no período de 09 a 20 de novembro. Segundo o presidente do Saergs, Evandro Babu Medeiros, a homenagem aos profissionais é afetiva. “Nesse ano de pandemia, em que todas as vidas importam, não se trata de estimular ou promover competitividade dentro da categoria, já que o Rio Grande do Sul sempre formou excelentes profissionais, que se destacam em suas carreiras ou pelas bandeiras de atuação da classe, mas de permitir à categoria dizer quem, de alguma forma, ela pretende homenagear. Todas as indicações são figuras importantes para a Arquitetura e o Urbanismo, não só pela atuação individual, mas também pela representação de toda a classe”.
A entrega dos prêmios ocorrerá na quinta-feira (26/11), seguindo protocolos sanitários. Cada premiado terá um horário marcado para visitar a sede do Saergs e receber sua honraria. A cerimônia será realizada no pátio para assegurar o cumprimento de todas as normas de segurança contra a Covid-19.
O prêmio conta com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS) e apoio de Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA), Institutos de Arquitetos do Brasil Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Associação de Arquitetos de Interiores do RS (AAI/RS) e Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA).
Saiba mais sobre os Arquitetos e Urbanistas do Ano 2020:
Categoria Setor Público
Maria Tereza Fortini Albano Arquiteta, mestre em planejamento urbano e regional, especialista em Desenho Urbano e em Planejamento Urbano, trabalhou praticamente durante 35 anos no setor público, especialmente na antiga Secretaria Municipal do Planejamento de Porto Alegre onde permaneceu até 2012. Entre esta data e 2014 foi técnica da Secretaria Municipal de Urbanismo onde se aposentou da atividade pública, passando a ter uma atuação mais voltada para a diversidade das questões urbanas, dentro e fora de entidades como o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul, onde foi vice presidente na gestão 2017-2019 e coordenadora da Comissão Cidades por 7 anos. Na prefeitura, integrou a coordenação técnica da equipe que construiu a proposta aprovada em 1999 do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental – o PDDUA de Porto Alegre e acompanhou o processo de implementação deste plano, bem como o período de vigência do 1º Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, o PDDU de 1979. Coordenou estudos, participou de equipes e comissões e representou a secretaria em eventos nacionais e internacionais.
Categoria Setor Privado Nino Roberto Schleder Machado Professor fundador da UPF e fundador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF. Está à frente do escritório NR Arquitetos há 48 anos. Em Passo Fundo foi responsável por traçados urbanísticos na Avenida Brasil, na Rua Moron, na Avenida General Netto, na Praça Menegaz e na Praça do Teixeirinha. Na Arquitetura Institucional, projetou o Fórum de Passo Fundo; Biblioteca do SESI; Biblioteca Central da UPF; Faculdade de Odontologia UPF; Pórtico da UPF; Instituto de Anatomia UPF, entre outras. No setor empresarial, conta com projetos e obras como o Centro Administrativo da Grazziotin S.A.; GZT; Hotéis Itatiaia, Hotéis Bertaso, Mogano Premium e Mogano Business em Chapecó. Hoje, ainda à frente do escritório próprio, atua na área de projetos hospitalares.
Categoria Jovem Arquiteto
Equipe da Reurbanização do Centro de Conde/PB: Camila Bellaver Alberti, Jean Michel Fortes dos Santos, Mariana Mocellin Mincarone, Douglas Silveira Martini Camila Bellaver Alberti, Jean Michel Fortes dos Santos, Mariana Mocellin Mincarone formaram-se em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS em agosto de 2018, e, em novembro do mesmo ano, juntamente com Douglas Silveira Martini (então graduando da mesma instituição), elaboraram o projeto que venceu o concurso público nacional de Arquitetura e Urbanismo organizado pela Prefeitura Municipal de Conde para a Requalificação do Centro de Conde/PB. A equipe foi contratada para desenvolver os projetos executivos de urbanismo, paisagismo, infraestrutura urbana, arquitetura e complementares. Foi a primeira experiência profissional do grupo recém egresso da Universidade. Durante o ano de 2020, a obra encontra-se em fase final de execução.
Categoria Athis Terezinha de Oliveira Buchebuan Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PROPUR/UFRGS, na linha de pesquisa Planejamento e Espaço Urbano e Regional. Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Caxias do Sul (2005). Atualmente é Professor Mestre Assistente II da Universidade de Caxias do Sul. Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo atuando principalmente nos seguintes temas: Evolução Urbana, Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, Projetos Comunitários Participativos, Patrimônio Cultural. Coordena o escritório modelo Taliesem, da UCS.
Homenagem Póstuma Militão de Morais Ricardo Natural de Bagé, Militão formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1957. Foi um dos pioneiros em questões relacionadas ao urbanismo e conservação ambiental, tanto no Estado quanto no Brasil, destacando-se pelo Projeto Corredores Ecológicos, um dos projetos que compunha o Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil, preservando a biodiversidade e nossas reservas naturais, no início dos anos 2000.Militão lecionou na Faculdade de Arquitetura da UFRGS, mudando-se para Brasília na década de 1970. Antes, atuou no IAB na gestão 1966/67, e foi membro do Conselho Fiscal da Associação dos Profissionais Arquitetos de Porto Alegre, entidade precursora do Sindicato dos Arquitetos no RS (SAERGS). Faleceu em setembro de 2020.