HISTÓRICO SAERGS


A história do SAERGS tem como data referencial o dia 03 de dezembro de 1969, quando foi criada a APA – Associação Profissional dos Arquitetos de Porto Alegre, embrião do futuro sindicato. O SAERGS, propriamente dito, é oficialmente fundado em 09 de novembro de 1973, com a assinatura da respectiva Carta Sindical. As primeiras eleições de diretoria e do conselho fiscal ocorreram em abril de 1974, sendo eleito presidente o arquiteto e urbanista Clóvis Ilgenfritz da Silva, que esteve à frente do sindicato por mais duas gestões, até 1983. Clóvis foi um dos responsáveis pelas bases de desenvolvimento da Assistência Técnica para Moradia Social, hoje conhecida como ATHIS.

Neste período, ampliou-se o campo de atuação do SAERGS, sendo realizada em 1973 a 1º Semana Gaúcha de Arquitetura com exposições, mostras de projetos, debates e atividades culturais. Já em 1982, ocorreu a primeira Rústica de Arquitetos, uma competição esportiva que durou mais de 15 anos com grande repercussão em Porto Alegre. No contexto nacional, entre o final da década de 70 e início de 80, o Brasil passou por uma expressiva ampliação no movimento sindical e por importantes greves, sendo um intenso período de reivindicações. Além das atividades específicas de arquitetura e urbanismo, o SAERGS participou do movimento sindical brasileiro de forma mais ampla, apoiando os importantes movimentos grevistas do ABC Paulista, se fazendo presente na 1º Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), no ano de 1981.

Ainda em 1983, Hermes de Assis Puricelli assume a presidência. Em sua gestão, o SAERGS participa da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em nível nacional e, em 1984, da CUT/RS. Em 1986, Helga Correa Pereira torna-se a primeira mulher a assumir a presidência do Sindicato, permanecendo até 1989, quando Eduardo Nunes Vieira assumiu a presidência. No ano de 1992, houve renúncia de parte da diretoria. Por três meses, alguns poucos arquitetos assumem a direção do Sindicato, sendo o cargo de presidente ocupado interinamente por Eduardo Bimbi. A gestão conduziu a entidade para novas eleições, inclusive concorrendo duas chapas.

Destas eleições, assume Sérgio Horst, reeleito até 1998. Nesta gestão foi lançado o 1º Prêmio Arquiteto do Ano, idealizado por André Huyer. A ideia foi a de laurear o arquiteto e urbanista de maior destaque do ano e trazer mais visibilidade para a profissão. Desde então, muitos profissionais foram reconhecidos e premiados em todo o estado. De 1998 até 2001 aconteceu a gestão de Werner Schneider, encerrada interinamente por André Fernando Muller. Nesta etapa, sobretudo no ano 2000, houve intensas discussões sobre a saída dos arquitetos e urbanistas do Sistema CONFEA/CREA por meio da criação de um conselho profissional próprio. Neste mesmo ano é organizado o Fórum de Entidades Estaduais de Arquitetos.

Cesar Fasoli preside o sindicato de 2001 a 2007 sendo sucedido por André Muller, cujo mandato encerra em 2010, coincidindo com a sanção do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O processo de implantação do cxonselho obteve efetiva participação, com vistas a sua consolidação, na diretoria presidida por Cicero Alvarez, posteriormente, presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). Em 2013, o SAERGS, ao completar 40 anos, lança o livro "Sindicato dos Arquitetos no Rio Grande do Sul – Memórias de quatro décadas (1973-2013)", autoria de Bruno Euphrásio de Mello.

Em 2014, na gestão seguinte, um passo importante para a interiorização do SAERGS é dado, quando são homologados os delegados sindicais da entidade. Nesta gestão, da presidente Andréa dos Santos, foi criado o programa "SAERGS para todos os arquitetos e urbanistas – NA ESTRADA", que teve o objetivo de levar o Sindicato até os profissionais, entidades, escolas de Arquitetura e Urbanismo e órgãos municipais do interior do Rio Grande do Sul. Naqueles anos foram realizados 12 eventos em diferentes cidades do estado. No final de 2015, foi lançada a "Volta Ciclística dos Arquitetos e Urbanistas – Joel Fagundes". O projeto foi uma ação do SAERGS para homenagear o arquiteto e urbanista e ciclista, Joel Fagundes, vítima de atropelamento na zona norte de Porto Alegre. Para os anos de 2017 a 2019, Maria Teresa Peres de Souza (Teca) é quem ocupa a presidência, sucedida em 2020 por Evando Cardoso Medeiros (Babu).

 

NOMINATAS DAS DIRETORIAS DO SAERGS

1º Diretoria da APA de Porto Alegre (1969 a 1972)

Presidente: Breno Falcão da Motta

Secretário: Luiz Carlos Xavier

Tesoureira: Regina Cutin

Suplentes: Guaracy Miguel da Conceição, Cláudio Ferraro, Clovis Ilgenfritz da Silva

Conselho Fiscal Titular: Paulo Vianna Bopp, Benno Sperhaken, Militão de Morais Ricardo

Conselho Fiscal Suplente: Ivone Manske, Nelson Medeiros, Emil Achutti Bered

2º Diretoria da APA de Porto Alegre (1972 a 1973)

Presidente: Clovis Ilgenfritz da Silva

Vice Presidente: Regina Cuttin

Secretário: Claudio Roberto Zoratto D’Afflitto Casaccia

Segundo Secretário: Ruy Otavio Florin

Tesoureiro: José Guilherme Piccoli

Segundo Tesoureiro: Nestor Torelly Martins

Conselho Fiscal: Milton Libel, Ignez Dávila Pinto, Breno Falcão da Motta, Newton Paulo Baggio, Vinicius Dani, Antônio Bortolozzo