Diretoria do SAERGS reúne-se para fazer o planejamento de 2018

08 fevereiro 2018

A diretoria do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS) reuniu-se na manhã desta quarta-feira (7/2) para definir as diretrizes do plano de trabalho e ações para 2018. Após dar as boas vindas aos novos integrantes do grupo, a presidente do sindicato, Maria Teresa Peres de Souza, ressaltou a importância de contextualização no momento histórico e seus desafios. A dirigente destacou ainda que o Sindicato precisa valer-se de uma visão contemporânea, ancorada no diálogo, representatividade e abrangência territorial. “Estas questões são essenciais para construirmos uma nova imagem de sindicato, que representa e articula o interesse dos arquitetos e urbanistas de todo o estado neste novo cenário das relações trabalhistas”, afirmou Maria Teresa. A dirigente ressaltou ainda a crescente importância dos sindicatos como ente responsável pelas negociações coletivas entre empresas e funcionários.

O vice-presidente do Saergs, Marcio Carvalho, comentou que o debate em um grupo ideologicamente plural estimula uma reflexão mais densa sobre o contexto de atuação do sindicato. “Precisamos resgatar na sociedade o orgulho de seus arquitetos e urbanistas diante da realidade posta e não mais de utopias. Este é um desafio estratégico fundamental e por isto reunimos um grupo plural e representativo das diversas áreas de atuação da profissão”, disse o dirigente. O profissional destacou ainda que, até o final desta gestão, aproximadamente 3500 novos arquitetos e urbanistas serão formados nas universidades do Estado, tornando ainda mais relevante a atuação do sindicado na abertura e qualificação do mercado.

Pensar nos propósitos da gestão e nos caminhos a serem percorridos para melhorar a valorização profissional foi uma constante durante o encontro. “É um processo que tem que ser contínuo e estrategicamente pensado. Temos que ter clareza dos objetivos pra poder chegar neles. E neste somatório de visões e possibilidades, temos muita chance de fazer um bom trabalho”, disse o presidente da FNA, Cicero Alvarez, que participou da reunião. Os trabalhos do grupo seguem, com a montagem do plano de ação 2018, com reunião já marcada para o dia 14 de fevereiro.

Foto: Bruna Karpinski

© SAERGS · Por Aldeia