Arquitetos e urbanistas gaúchos recebem prêmio do Saergs

16 dezembro 2019

Valorização do patrimônio público e atuação social foram os destaques da entrega do Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano 2019 do Sindicato dos Arquitetos no Estado do RS (Saergs). Em cerimônia realizada na noite de sexta-feira (13/12), no Memorial Luiz Carlos Prestes, em Porto Alegre, o sindicato premiou cinco profissionais gaúchos que se destacaram pela sua atuação e trajetória. Na categoria Setor Público, foi laureado o arquiteto e urbanista e ex-diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional (Iphan) Luiz Antônio Custódio, reconhecido pela carreira voltada à preservação do patrimônio. No categoria Setor Privado, a arquiteta e urbanista Suzana Vielitz Oliveira foi reconhecida pela sua extensa carreira na docência, que já alcança 30 anos como professora na Universidade Feevale, onde hoje também é doutoranda com trabalho que investiga e estuda o patrimônio imaterial da imigração.

Já na Homenagem Especial: Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis), o arquiteto e urbanista Cassius Baumgarten foi laureado pela sua atuação focada na regularização fundiária de Pelotas e Capão do Leão e na sua atuação em Athis. Na Categoria Jovem Arquiteto, foi premiada a arquiteta e urbanista recém formada Jordana Cristine Winter, que não pôde comparecer à cerimônia e recebeu o troféu antecipadamente. Seu trabalho em urbanização e regularização fundiária tem foco na atuação junto a centros comunitários. Por fim, o arquiteto e urbanista Moacyr Moojen Marques, falecido em outubro, foi premiado pela sua importante trajetória para a Arquitetura e Urbanismo no Estado com a Homenagem Póstuma.

Para a presidente do Saergs, Maria Teresa Peres de Souza, ter dois dos cinco premiados com foco em Athis é um orgulho para o sindicato. “Principalmente nessa cerimônia, em que homenageamos também nosso colega Clóvis Ilgenfritz da Silva, arquiteto e urbanista que foi incansável na luta pela moradia digna para todos”, afirmou. A premiação do Saergs é patrocinada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS).

Na foto: Cassius Baumgarten, Lucas Marques, Suzana Vielitz Oliveira,  Maria Teresa Peres de Souza e Luiz Antônio Custódio
Crédito: Carolina Jardine


© SAERGS · Por Aldeia