Saergs abre indicações para Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano 2020

15 outubro 2020

Saergs abre indicações para Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano 2020

Será aberta oficialmente, nesta quinta-feira (15/10), a fase de indicações para o Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano 2020. Promovido pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado do RS (Saergs), o mérito destaca profissionais e iniciativas que tenham obtido ação diferenciada no Rio Grande do Sul e que estejam alinhadas à trajetória histórica do sindicato.

Para indicar um arquiteto e urbanista ou projeto, basta remeter email para saergs@saergs.org.br informando nome completo do(s) Arquiteto(s) ou Arquiteta(s) e Urbanista(s) a ser premiado, a categoria na qual se enquadra, a cidade onde reside, assim como um texto de até 3 (três) laudas com justificativa. O prazo de indicações vai até a meia-noite de 28 de outubro. Para isso, é importante conferir o Regulamento Oficial do prêmio que você encontra aqui.

Neste ano, as indicações podem ser feitas nas categorias Setor Público, Setor Privado, Jovem Arquiteto, Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis) e Homenagem Póstuma.

O Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano foi criado em 2001 para reconhecer a trajetória de profissionais do Rio Grande do Sul e envolver os profissionais na escolha daqueles nomes que consideram mais representativos. A láurea leva em consideração a relevância do trabalho, caracterizado pelo impacto de realizações nas áreas científica, política, social e tecnológica, com alcance social e humano, através de ações, projetos ou obras inovadoras que beneficiem a comunidade brasileira.

Após a fase de indicação, os nomes serão avaliados por um Conselho Curador, chancelados pela Diretoria Executiva do Saergs e submetidos à votação de arquitetos e urbanistas gaúchos no site do sindicato entre 9 e 20 de novembro. O anúncio dos vencedores deve ser realizado até 23 de novembro.

Segundo o presidente do Saergs, Evandro Babu Medeiros, o grande desafio de 2020 foi manter a premiação em um ano de muitas restrições e em que os profissionais tiveram que reinventar uma nova rotina de trabalho. “Exatamente pelas dificuldades, tivemos iniciativas essenciais para as cidades gaúchas e elas precisam ser valorizadas”, ponderou.

A cerimônia de entrega do prêmio está marcada para o dia 26/11, em Porto Alegre. A ideia é realizar a cerimônia na sede do Saergs em evento restrito e organizado com horários escalonados para evitar aglomerações. “Iremos homenagear esses profissionais protegendo a vida e garantindo a segurança de todos com o atendimento dos protocolos vigentes”, garantiu Medeiros.

© SAERGS · Por Aldeia