Recém-formados e Estudantes

 

saergs-manual-defesa-jovem-arquiteto-urbanista
Segundo censo realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo em 2012, a má remuneração está entre os principais obstáculos para o exercício da profissão de Arquitetura e Urbanismo. Esse dado reflete uma realidade, identificada pelo Sindicato dos Arquitetos no RS (SAERGS), de precarização do trabalho e a utilização de meios ilegais para contratação de arquitetos e urbanistas por empresas do ramo. O levantamento indica, ainda, que a maioria dos Arquitetos e Urbanistas brasileiros são trabalhadores assalariados. Atento à essa realidade, o Sindicato dos Arquitetos no RS lançou uma campanha de esclarecimento aos profissionais do RS – principalmente aos jovens arquitetos e urbanistas. A campanha chamada “Manual de Defesa Pessoal do Jovem Arquiteto e Urbanista” foi feita em parceria com o Diretório Acadêmico da Faculdade de Arquitetura da UFRGS (DAFA).

Faça o download do Manual

saergs-contrate-um-arquiteto
Contribua para a valorização da profissão perante a sociedade:
conscientize o contratante de seus serviços sobre as atribuições do arquiteto e urbanista.
Consulte a cartilha Contrate um Arquiteto e Urbanistainiciativa do SAERGS que aborda a importância da contratação do profissional com formação específica em Arquitetura e Urbanismo.

Faça o download da Cartilha Contrate um Arquiteto e Urbanista

 

Conheça também a FeNEA:

A FeNEA é uma entidade pública sem fins lucrativos, sem filiação partidária, livre e independente de órgãos públicos e privados, que hoje congrega mais de 80.000 estudantes de graduação em Arquitetura e Urbanismo, de mais de 305 instituições de ensino superior, e os representa perante órgãos governamentais e entidades de área. Tem como objetivo representar os interesses dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo e lutar por um ensino de qualidade, através de uma discussão participativa e democrática, além de congregar e ampliar a participação dos estudantes enquanto cidadãos e futuros profissionais, na busca de uma formação criativa, inovadora, solidária, coletiva, humana e comprometida com questões político-sociais.

http://www.fenea.org/

 

© SAERGS · Por Aldeia